top of page
Buscar

Ancestrais 9 - Álvaro Gonçalves de Lins

  • Foto do escritor: Thiago Gonçalves de Lins
    Thiago Gonçalves de Lins
  • 18 de ago. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 26 de jan.

O primeiro bonretirense da minha linhagem Gonçalves Lins


Nesse nono capítulo - Ancestrais 9 - irei escrever sobre o meu amado pai Álvaro Gonçalves de Lins.


Bom Retiro, Santa Catarina / Foto: Viagens e Caminhos


"Todos o conheceram e sabem que foi um homem de pequena estatura,

mas com ele aprendi pelo seu exemplo de vida que a altura de um homem

se mede pelo seu caráter. E fazendo uso dessa escala de valores, posso

afirmar que meu pai foi um gigante e certamente o maior que conheci"


Dario César de Lins


Izidoro, o Gonçalves Lins pioneiro nos Campos de Lages nasceu na Lapa (Paraná), na época parte da gigantesca Capitania de São Paulo. Chegou em Lages na década de 1820, casou com Felicidade Maria do Espirito Santo e tiveram oito filhos.


As duas gerações seguintes foram lageanos: José e Aureliano! A quarta geração, Celestino, era campo-belense, ou seja, nascido em Campo Belo do Sul - na época ainda distrito de Lages. A quinta geração foi rancho-queimadense, meu avô Anisio, nascido na região da Boa Vista em Rancho Queimado. Na época o local era território do município de Palhoça e alguns dos seus documentos citam o gentílico palhocense.


Em 1925 meu bisavô Celestino transferiu residência para Bom Retiro. E foi aqui que meu avô Anisio casou e nasceram seus filhos. Meu pai Álvaro é, portanto, o primeiro bonretirense da minha linhagem Gonçalves Lins.


Álvaro Gonçalves de Lins nasceu na Guarda-Velha às 10h00min da manhã de verão do dia 26 de janeiro de 1945. Um fato engraçado: poderia ser qualquer horário, se perguntássemos a hora ele respondia, "dez horas"! Seu batizado foi no dia 17 de março daquele mesmo ano na Capela Imaculada Conceição.


Segundo filho de Anisio e Enedina, Álvaro passou a infância nas localidades de Guarda-Velha e Costão do Frade. Por um curto período - entre 1964 e 1965 - morou em São Joaquim, trabalhando com seu tio Dario Gonçalves de Lins. Assim como seu pai Celestino, Dario era feitor de estrada.


Mapa da região de Bom Retiro, Santa Catarina

Em vermelho (destacado e ampliado) é a localidade do Costão do Frade

[1] Local da casa de Anisio Gonçalves de Lins (hoje é a Escola Isolada do Costão do Frade - Anisio Gonçalves de Lins)

[2] Igreja e salão de festas

[3] Estrada que segue para o centro de Bom Retiro

[4] Estrada que segue para o Barbaquá


Álvaro era tetraneto de Izidoro Gonçalves Lins - tropeiro biriva, e certamente deve ter herdado dele o dom com os animais. Me contou inúmeras vezes as suas peripécias pelo Costão do Frade, Guarda-Velha, Barracão... Na juventude, por ser de baixa estatura e leve era redeador - jóquei como é mais conhecido.


Em meados de década de 1960, como meu irmão Dario diz, "conheceu sua namorada, esposa, companheira e amiga de toda vida - Rosalina Scotti"! O matrimônio foi realizado no dia 22 de julho de 1967 na Igreja Matriz Bom Jesus em Alfredo Wagner. O casamento civil foi em Bom Retiro.


Meu pai costumava contar brincando que quando tinha aproximadamente 10 anos: "vi uma menininha sentada no colo do seu Rinaldo Scotti, fiquei encantado e disse para mim mesmo que iria me casar com ela"! E não é que casou mesmo! A menininha era minha mãe Rosalina.


Em 1973, meu avô Anisio teve alguns problemas de saúde e decidiram por bem transferir residência da Limeira para o centro de Bom Retiro. Em sociedade, Álvaro e Anisio montaram um Armazém e uma Atafona, ramo de negócios que mantiveram por mais de duas décadas.


Mapa da cidade de Bom Retiro

Em vermelho (destacado e ampliado) era o local do Armazém Santa Terezinha [1] e da Atafona [2]


Após o falecimento do meu avô em 1996, Álvaro continuou com o negócio por mais alguns anos, mas problemas de saúde o levaram a fechar as portas do seu amada Armazém Santa Terezinha. Meu pai sempre foi muito ligado ao comércio, era um visionário, tinha tino pra coisa! Mudou de atividade e passou a trabalhar com a produção de massas e salgadinhos congelados, produtos apreciados por muitos em Bom Retiro e região.


Também esteve envolvido com a comunidade. Ocupou cargos de Presidente da Câmara de Dirigentes Logistas, da Sociedade Cultural Bonretirense e APP da Escola Alexandre de Gusmão. Ainda, assim como seu pai, era católico, atuando por muitos anos na Diretoria da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


"Como cidadão, marido, pai e avô sempre foi um exemplo e procurava passar para todos os valores de caráter que lhe eram caros, como: honestidade, sinceridade, fé, bondade, amor e misericórdia" - Dario Lins.


Álvaro possuía asma e mesmo não tendo cura, sabemos que existe tratamento, e eles fez muitos! Infelizmente, o dia 24 de fevereiro de 2013 ficaria marcado pela sua precoce partida com recém completados 68 anos de idade. Faleceu no Hospital Nereu Ramos em Florianópolis. Seu corpo está sepultado no Cemitério Municipal de Bom Retiro.


__________


Foto de capa: Bom Retiro, Santa Catarina

Créditos: Viagens e Caminhos

Acesse o link abaixo para dicas e roteiros de viagem



 
 
 

Kommentare


© 2022 por Thiago Gonçalves de Lins

Criado com Wix

  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page