Ancestrais 5 - Gonçalves de Lins
- Thiago Gonçalves de Lins
- 25 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de dez. de 2022
O "de" entre o Gonçalves Lins
Nesse quinto capítulo - Ancestrais 5 - irei escrever sobre o surgimento do "de" entre o Gonçalves Lins.

A família surgiu no final do século XVII. Certamente foi a junção de sobrenomes passando assim a formar o Gonçalves Lins.
Nos posts anteriores escrevi sobre Izidoro, José e Aureliano, todos eles Gonçalves Lins. No último post, se você notou, escrevi sobre meu bisavô Celestino Gonçalves de Lins.
Quando e como surgiu o "de" entre o Gonçalves Lins?
Celestino nasceu Gonçalves Lins, sem o "de". Mas algum cartorário, pelos idos da década de 1930, acrescentou o tal "de" ao nome do meu bisavô. A partir dessa mudança, foi um festival de certidões, cada uma escrita de uma forma.
Ele passou a assinar Gonçalves de Lins, e consequentemente, seus filhos também. Meu avô, Anisio Gonçalves de Lins é um exemplo. E a mudança seguiu com meu pai, Álvaro Gonçalves de Lins e chegou até mim, Thiago Gonçalves de Lins.
Porém, o "de" aplica-se apenas aos descendentes do meu bisavô - e nem todos, alguns permaneceram sem o "de". Descendentes dos seus irmãos e tios seguem assinando Gonçalves Lins.

Celestino assinou Gonçalves Lins

Celestino assinou Gonçalves de Lins

Meu avô Anisio assinava Gonçalves de Lins

Meu pai Álvaro também assinava Gonçalves de Lins
Muito curioso esse detalhe, hoje em dia daria um confusão nos aeroportos, qualquer diferença na escrita do nome, causa um transtorno enorme...