top of page
Buscar

Ancestrais 4 - Celestino Gonçalves de Lins

  • Foto do escritor: Thiago Gonçalves de Lins
    Thiago Gonçalves de Lins
  • 19 de jul. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 19 de jan. de 2024

A família Gonçalves Lins chega em Bom Retiro


Nesse quarto capítulo - Ancestrais 4 - irei escrever sobre o meu bisavô Celestino. Foi ele quem trouxe a família Gonçalves Lins para Bom Retiro na década de 1920.


Bom Retiro, Santa Catarina / Foto: Bom Retiro-SC - História, Geografia e sua gente (Facebook)


Celestino Gonçalves de Lins nasceu no dia 20 de junho de 1890 no distrito de Nossa Senhora do Patrocínio dos Baguais, atual cidade de Campo Belo do Sul, na época Lages. Sua certidão de nascimento foi lavrada no dia 25 de junho e o seu batizado foi realizado dois anos depois no dia 11 de julho de 1892.


Certidão de nascimento lavrada no dia 25 de junho de 1890. Repare que o nome Celestino está escrito com "S"


Celestino foi o quarto filho de Aureliano Gonçalves Lins e Maria das Dores Diogo. Passou a infância em Campo Belo do Sul e no início da década de 1910, com 20 anos de idade, ingressou na Diretoria de Viação, Terras e Obras Públicas, trabalhando na abertura e manutenção da Estrada de Rodagem Estreito-Lages. O percurso, cerca de 240 km, exigia muito esforço no trecho da Serra Geral e Celestino foi encaminhado para trabalhar na região da Boa Vista - atual Rancho Queimado.


No dia 14 de dezembro de 1916 casou com Rosa Maria Francisca Lopes e fixou residência na Invernadinha - Boa Vista.


Casamento realizado pelo padre Augusto Schwirling no dia 14 de dezembro de 1916 na Igreja de Santa Teresa D'Ávila em Águas Mornas


Mapa da região da Boa Vista em Rancho Queimado. Em vermelho (destacado) é a localidade de Invernadinha

[1] Cidade de Rancho Queimado

[2] Campos da Boa Vista


Alguns anos depois, no início da década de 1920 subiu ao cargo de feitor de obras - o famoso "turmeiro". Entre o final de 1924 e início de 1925 transferiu residência para o recém-criado município de Bom Retiro, instalando-se na localidade de Guarda-Velha.


Na década de 1930, Celestino passou a ocupar o cargo de Fiscal da Estrada de Rodagem, sendo responsável pelo comando das obras na região da Lomba Alta, Entrada, Bom Retiro, Santa Clara e João Paulo.


Mapa da região de Bom Retiro. Em vermelho (destacado) é a localidade de Guarda-Velha

Em marrom a Estrada de Rodagem (Estrada Velha)

[1] Cidade de Bom Retiro


Nesse período, a estrada estava passando por melhorias, pois, era necessário deixar de ser apenas um trajeto de carro de boi para agora suportar o trânsito de carros e caminhões.


Os serviços executados eram complexos: drenagem e revestimento, sendo esse, exigindo a difícil extração de materiais.


"Trabalho gigantesco de transporte de cerca de 350 mil toneladas de material com distancias médias de, aproximadamente, 2 km para as situações favoráveis e 5 km para as desfavoráveis. (...) Bastava a notícia de um sill convidativo pelas proximidades para o ataque de broqueiros e marreteiros, conduzidos pelos idealizadores e chefes deste pesado artesanato: Carlos Kuntze, fiscal, filho de Emílio Kuntze e o feitor, depois também fiscal, Celestino Gonçalves de Lins" (WERNER, 2004).


No decorrer das décadas de 1930 e 1940, em paralelo com as obras da Estrada de Rodagem Estreito-Lages, Celestino comandou também, obras na atual SC-110, estrada que liga Bom Retiro a São Joaquim.


Galeria para escoamento de água na antiga Estrada que ligava Bom Retiro a São Joaquim. Obras comandas pelo Celestino

Foto: Dario Lins


Me foi relatado que o Celestino era um "homem muito sabido e honesto"! E alguns acontecimentos em sua vida corroboram para isso (algumas histórias serão relatadas em posts futuros).


Celestino faleceu aos 60 anos de idade no dia 24 de abril de 1951 no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres em Lages. Seu corpo está sepultado no Cemitério Municipal de Bom Retiro.




Descendência

_____________________


Celestino Gonçalves de Lins nasceu no dia 20 de junho de 1890 no distrito de Nossa Senhora do Patrocínio dos Baguais, atualmente Campo Belo do Sul - na época a região fazia parte de Lages. Era filho de Aureliano Gonçalves Lins e Maria das Dores Diogo. Por volta de 1910 ingressou na Diretoria de Viação, Terras e Obras Públicas de Santa Catarina. Casou com Rosa Maria Francisca Lopes em 14 de dezembro de 1916. Era fiscal da Estrada de Rodagem Estreito-Lages. Faleceu em 24 de abril de 1951 em Lages.


Aureliano Gonçalves de Lins, nasceu em 16 de junho de 1917 na região do Quebra-Dentes na Boa Vista em Rancho Queimado/SC. Casou com Jaci Schlichting em 1938 em Bom Retiro/SC. Faleceu em 4 de outubro de 2002 em Ponte Alta do Norte/SC.


Alcides Gonçalves de Lins, nasceu em 27 de julho de 1918 na região do Quebra-Dentes na Boa Vista em Rancho Queimado/SC. Casou com Herondina Albino em 1940 em Bom Retiro/SC. Faleceu em 14 de julho de 1997 em Lages/SC.


Anisio Gonçalves de Lins, nasceu em 31 de julho de 1920 na região do Quebra-Dentes na Boa Vista em Rancho Queimado/SC. Casou com Enedina Costa em 11 de setembro de 1943 em Bom Retiro/SC. Exerceu o cargo de vereador por dois mandatos durante a década de 1960. Faleceu em 17 de junho de 1996 em Águas Mornas/SC.


Lealdina Rosa de Lins, nasceu em 5 de setembro de 1922 na região do Quebra-Dentes na Boa Vista em Rancho Queimado/SC. Casou com Pedro Peres da Silva em 1943 em Bom Retiro/SC. Faleceu em 5 de setembro de 2017 em Florianópolis/SC.


Adelina Rosa de Lins, nasceu em 25 de julho de 1924 na região do Quebra-Dentes na Boa Vista em Rancho Queimado/SC. Casou com Mário Varela. Faleceu em 7 de abril de 2020 em Bom Retiro/SC.


Dario Gonçalves de Lins, nasceu em 25 de junho de 1926 na Guarda-Velha em Bom Retiro/SC. Casou com Maria Joana Costa. Era feitor de estradas. Faleceu aproximadamente no ano de 1999 em Lages/SC.


Estelina Rosa de Lins, nasceu em 3 de abril de 1929 na Guarda-Velha em Bom Retiro/SC. Faleceu ainda criança em Bom Retiro/SC.


_______________


LEI Nº 758/84

DENOMINADA RUA CELESTINO GONÇALVES DE LINS


Eu, Paulo Alberto Duarte, Prefeito do Município de Lages, comunico a todos os habitantes deste Município, que a Câmara de Vereadores aprovou, e eu sanciono a seguinte Lei:


Art. 1º Fica denominada Rua Celestino Gonçalves de Lins, aquela que partindo da Rua Epitácio Pessoa, vai encontrar com a BR-282. (Redação dada pela Lei nº 954/1985)


Art. 2º A placa indicativa deverá conter os seguintes dizeres:


RUA CELESTINO GONÇALVES DE LINS

Cidadão Ilustre


Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Prefeitura do Município de Lages, 14 de junho de 1984.


PAULO ALBERTO DUARTE

Prefeito





 
 
 

Comments


© 2022 por Thiago Gonçalves de Lins

Criado com Wix

  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page