Vovó Pudina, a matriarca da família Costa em Bom Retiro
Nesse vigésimo terceiro capítulo - Ancestrais 23 - irei escrever sobre a minha bisavó Leopoldina, carinhosamente chamada de vovó Pudina.
João Paulo, Bom Retiro, Santa Catarina
Leopoldina Ribeiro de Lima nasceu em São Joaquim - atualmente o local pertence a Urubicí - na região do Bom Sucesso no dia 28 de dezembro de 1897, filha de Manoel Ribeiro de Lima e Francisca Maria de Oliveira. Cabe aqui ressaltar que Francisca vinha de uma linhagem indígena. Para saber mais veja em Ancestrais 32.
Conforme o registro de batismo realizado pelo padre Osvaldo Schlenger, Leopoldina Ribeiro de Lima nasceu no dia 28 de dezembro de 1897 em São Joaquim
Três meses antes de completar 20 anos de idade, Leopoldina casou com Leodoro João Marcelino Costa. A celebração aconteceu no dia 7 de setembro de 1917 na Igreja Matriz São Joaquim.
Do matrimônio, Leodoro e Leopoldina tiveram 11 filhos, entre eles, Enedina Costa, minha querida vovó (escrevi sobre ela em Ancestrais 8). Nos primeiros anos após o casamento, residiram em Urubicí - ainda época pertencente a São Joaquim.
Mapa da região de Urubicí, Santa Catarina
Em vermelho (destacado e ampliado) é o local da residência de Leodoro e Leopoldina
[1] Local da casa
[2] Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens
No início da década de 1930, Leodoro e Leopoldina transferiram residência para a localidade do Costão do Frade em Bom Retiro. Na década seguinte, trocaram de residência novamente, indo agora para o Barreiros, também em Bom Retiro.
Leodoro faleceu no dia 1º de agosto de 1951 e então, Leopoldina passou a residir com o filho João no Barreiros.
Vovó Pudina, nas palavras de minha mãe, "era muito querida". Ela costumava passar alguns meses na casa dos filhos. Em 6 de setembro de 1976 faleceu quando estava em Rio do Sul na casa da filha Valdevina.
Seu corpo está sepultado junto ao esposo Leodoro no Cemitério da localidade de João Paulo em Bom Retiro.
Commentaires