Ancestrais 20 - Marcelino Ignácio da Costa
- Thiago Gonçalves de Lins
- 12 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
A chegada da família Costa em São Joaquim
Nesse vigésimo capítulo - Ancestrais 20 - irei escrever sobre o meu tetravô Marcelino. Foi ele que no início da década de 1870 trouxe a família Costa para São Joaquim.

Praça João Ribeiro, São Joaquim, Santa Catarina / Foto: Exploraai
Marcelino nasceu no dia 20 de março de 1826 na região de Araranguá, na época pertencente a vila de Laguna. Seu batizado aconteceu na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos no dia 15 de maio.

Certidão de batismo de Marcelino Ignácio da Costa: 15 de maio de 1826 na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos
Pouco antes de completar 24 anos de idade, Marcelino casou com Maria Eufrázia da Rocha. A celebração foi no dia 9 de janeiro de 1850 na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos.
Marcelino e Eufrázia constituíram uma numerosa família: tiveram 21 filhos! Até o momento consegui localizar 15, entre eles, João Marcelino da Costa - meu trisavô.

Certidão de casamento de Marcelino e Maria Eufrázia
Diferente dos seus ancestrais que viveram no litoral catarinense, Marcelino trabalhava com o comércio de tropas de gado. Subia constantemente a Serra para buscar gado na região de São Joaquim e nos Campos de Lages.
No dia 1º de abril de 1873 foi fundada a Freguesia de São Joaquim da Costa da Serra e logo depois, Marcelino transferiu residência para o topo do Serra.

Local aproximado da residência de Marcelino e Maria Eufrázia em São Joaquim. Atualmente é entre as localidades de São Sebastião do Alvoredo e São Francisco Xavier
Marcelino viveu pouco mais de três décadas em São Joaquim. Faleceu no dia 15 de outubro de 1908 aos 82 anos de idade - sua esposa, Maria Eufrázia, havia falecido cinco meses antes, no dia 28 de abril de 1908.
Marcelino e Maria Eufrázia foram sepultados no Cemitério Santa Cruz em São Joaquim.

Comments