Ancestrais 19 - Luis da Costa, Bernardo da Costa e Manoel Bernardo da Costa
- Thiago Gonçalves de Lins
- 5 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Os ancestrais da família Costa
Nesse décimo nono capítulo - Ancestrais 19 - irei escrever sobre os ancestrais da família Costa no litoral Sul de Santa Catarina.

Centro Histórico de Laguna, Santa Catarina, 1949
Foto: Dalmo Faisca
A família Costa que veio habitar a região de São Joaquim, Urubicí e Bom Retiro tem sua origem na região Norte de Portugal.
Luis da Costa (meu sétimo avô) nasceu por volta de 1710 na cidade de Guimarães, distrito de Braga, Portugal. Não consegui localizar com precisão a data de sua chegada ao Brasil, o que deve ter acontecido entre o final da década de 1730 ou início de 1740. O pioneiro português chegou na vila de Nossa Senhora do Desterro da Ilha de Santa Catarina - Florianópolis.

Guimarães, Portugal
Foto: Município de Guimarães
Luis casou em meados da década de 1740 com Catarina Guterres, ela, neta do Capitão-mor Francisco de Brito Peixoto - o fundador da vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.
Depois de chegar em Desterro, transferiu residência para Laguna, onde serviu de Juiz Ordinário da Câmara no ano de 1760. Após essa data, nada mais consegui encontrar sobre sua vida. Provavelmente faleceu em Laguna entre as décadas de 1770 e 1780 - estou procurando a certidão de óbito!
Entre os filhos de Luis e Catarina está Bernardo da Costa - meu sexto avô. Ele nasceu aproximadamente no ano de 1748 em Laguna.
Casou em primeiras núpcias no final da década de 1760 com Bárbara de São Pedro. Depois da morte da esposa, casou com Maria Francisca de Jesus no dia 11 de janeiro de 1802 na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos.

Certidão de casamento de Bernardo e Maria Francisca realizado no dia 11 de janeiro de 1802
Bernardo viveu sempre no litoral catarinense se deslocando entre Desterro, Laguna e Araranguá. Faleceu provavelmente nos primeiros anos da década de 1810.
Um dos filhos do segundo matrimônio de Bernardo foi Manoel Bernardo da Costa - meu quinto avô, nascido em 1803.
Entre os 9 e 10 anos de idade, Manoel perdeu o pai! Passou a infância e juventude em Laguna, onde aos 22 anos casou com Eugenia Maria Rosa de Jesus. A celebração foi na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos no dia 9 de fevereiro de 1825 às 08h00min da manhã.

Certidão de casamento de Manoel Bernardo e Eugenia Maria realizado no dia 9 de fevereiro de 1825
Manoel faleceu no início da década de 1880 em Laguna. A próxima geração, Marcelino Ignácio da Costa seria o primeiro ancestral a fincar raízes nos Campos de Cima da Serra, mas isso é história para o post da semana que vem.

Comments