top of page
Buscar

Ancestrais 18 - Teste de Ancestralidade

  • Foto do escritor: Thiago Gonçalves de Lins
    Thiago Gonçalves de Lins
  • 15 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de dez. de 2022

Fiz um teste para mapear a origem dos meus ancestrais


Nesse décimo oitavo capítulo - Ancestrais 18 - irei escrever sobre os resultados do teste de ancestralidade do MyHeritage.



A ancestralidade sempre foi um assunto que me despertou muito interesse e curiosidade. Saber quem foram os homens e mulheres que estiveram por aqui antes de mim de certo modo me fascina.


Já consegui avançar bem na minha árvore genealógica. Encontrei muitas cidades, lugares onde meus ancestrais viveram! Em conversas familiares, meu pai Álvaro sempre dizia: "Thiago, tu tens sangue de italiano, da tua mãe. E de negro e índio, meu"!


Foi então que certo dia meu irmão Dario - boa parte da minha curiosidade por genealogia e história foi por influência dele - apareceu com um kit de DNA do MyHeritage. Na oportunidade, minha mãe e eu fizemos o teste.


Empolgado, segui os passos explicados no kit de coleta, enviei e aguardei algumas semanas até a divulgação do resultado.


Meu pai estava certo, mas eu sabia que certamente sangue de outras etnias corriam em minhas veias. Como eu já esperava o teste mostrou 50.7% de Italiano - não é atoa que dizem que sou parecido com meu nonno! Ainda na Europa, apareceram 14.9% Balcânico e 14.1% Norte Europeu/Europa Ocidental.


Na América do Sul, 14.7% Mesoamericano e Andino que inclui os grupos indígenas. No continente Africano o total foi de 5.6% divididos em Norte-africano com 4.2% e Nigeriano com 1.4% - esse, um triste reflexo da escravidão no Brasil.


Ainda, o teste cita como Grupos Genéticos: Brasil (Paraná e Santa Catarina), Brasil (Rio Grande do Sul) e Brasil (São Paulo e Minas Gerais), esses, certamente herança do tropeirismo.


Resultado do teste de ancestralidade do MyHeritage


Meus quatro irmãos também fizeram o teste de ancestralidade. Peguei os resultados e fiz uma média do DNA, resultando o seguinte:


47.30% Italiano

13.50% Mesoamericano e Andino

8.38% Norte Europeu e Europa Ocidental

7.08% Ibérico

6.78% Balcânico

5.54% Norte-Africano

4.92% Escandinavo

2.84% Inglês

2.80% Nigéria

0.54% Finlandês

0.32% Indígena


Fiquei fascinado com o resultado e ainda mais focado nas pesquisas para tentar decifrar de onde vieram meus ancestrais!

 
 
 

Commentaires


© 2022 por Thiago Gonçalves de Lins

Criado com Wix

  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page