top of page
Buscar

Ancestrais 14 - Catterina Alborghetti

  • Foto do escritor: Thiago Gonçalves de Lins
    Thiago Gonçalves de Lins
  • 22 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de mar. de 2023

A matriarca da família Scotti em Bom Retiro


Nesse décimo quarto capítulo - Ancestrais 14 - irei escrever sobre a minha bisnonna Catterina Alborghetti. Ela chegou no Brasil em 1892 com 8 anos de idade.


Morro do Costão do Frade, Bom Retiro, Santa Catarina

Foto: Dario Lins


Catterina Alborghetti nasceu no dia 25 de agosto de 1884 no distrito de Sforzatica na comuna de Dalmine, região da Lombardia na Província de Bérgamo, Itália. Ela era a sétima filha de Giuseppe Alborghetti e Giuseppa Natalina Martinelli - estou procurando a certidão de nascimento na Itália.


Catterina chegou no Brasil no dia 4 de fevereiro de 1892 acompanhada dos pais e quatro irmãos. Coincidentemente, Catterina e Michele (leia sobre ele aqui) atravessaram o Oceano Atlântico juntos a bordo do vapor francês Bretagne.


A família Alborghetti foi encaminhada para o núcleo Nova Treviso na Colônia de Nova Veneza em Santa Catarina.


Dois meses antes de completar 20 anos de idade, no dia 9 de junho de 1904, casou com Giuseppe Michele Scotti na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição em Urussanga.


Trecho da certidão de casamento de Michele Scotti e Catterina Alborghetti


A certidão de casamento cita o nome abrasileirado: Catharina! Em uma outra certidão encontrei, talvez, seu nome completo: Antonina Catterina Alborghetti.


Duas décadas depois do casamento, Catterina e Michele transferiram residência para Bom Retiro. Eles foram juntamente com mais 12 famílias os pioneiros na colonização do Costão do Frade.


Mapa da região do Costão do Frade em Bom Retiro, Santa Catarina

O quadrado em vermelho é o local da residência de Michele e Catterina

[1] Capela do Costão do Frade


Catterina fazia as vezes o serviço de parteira, atendendo todas as mulheres residentes no Costão do Frade e redondezas. Minha mãe Rosalina foi uma das inúmeras crianças que Catterina ajudou a nascer.


Catterina faleceu no dia 12 de março de 1954 aos 69 anos de idade. Seu corpo está sepultado ao lado do esposo Michele no Cemitério do Costão do Frade em Bom Retiro.







 
 
 

Commentaires


© 2022 por Thiago Gonçalves de Lins

Criado com Wix

  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page